Total de visualizações de página

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

EXAME DE ORDEM

Bom dia!

Ontem mais um exame de ordem foi realizado e com  ele, muitos sonhos, expectativas e esperança se renovam para  milhares de candidatos.

Fico sempre na torcida por todos os candidatos porque sei a importância que essa aprovação tem em nossas vidas. Passar na OAB é tomar posse de nossa condição de advogados. É poder fazer valer nosso esforço sem impedimentos e atuar na profissão que escolhemos para nossas vidas.

Muitos já estão comemorando a passagem para a segunda fase. Acompanhei ontem pelo twitter e pelo facebook a animação dos aprovados e as mensagens de agradecimentos endereçadas aos professores que os ajudaram a chegar a essa primeira etapa da vitória. A todos, parabéns.

Infelizmente, também acompanhei a triste realidade daqueles que não conseguiram chegar a pontuação necessária ou que ainda aguardarão eventuais recursos para saber se poderão ir em frente ou terão que recomeçar.

Seja como for não desanime. Deus sabe a hora certa para tudo acontecer em nossas vidas e se a aprovação não ocorreu ontem, está por vir. 

Recomecem os estudos. Analise em quais pontos as deficiências se mostraram mais evidentes. Quais matérias precisam ser reforçadas. Aonde podem estar os erros e incompreensão da matéria que os levaram a adiar o sonho mais um pouco.

Respirem fundo e retornem a preparação. Lutem contra vocês mesmo, contra o desânimo e contra a tristeza. Vocês chegaram até aqui e então não podem deixar que isso os abale. Bora retomar a rotina de bons candidatos que são!

Para aqueles que irão para a segunda fase não há segredo melhor do que estudar, estudar e estudar.   

Leiam muito sobre a doutrina relacionada a área escolhida para a prova, revejam as provas já aplicadas dentro da matéria, respondam questões de exames anteriores e depois comparem com o padrão de resposta da OAB a fim de se familiarizar com o modo de resposta esperado pelo examinador. Estejam antenados a mudanças de lei que antecedam a prova e possível tema atual para a peça prática. 

Existem muitos cursos excelentes para a segunda fase. Se o problema for grana, nada de desespero. 

A internet é uma ferramenta poderosa e nos oferece muitos cursos e palestras que podem ser vistos gratuitamente, como é o caso do programa "Saber Direito" do STF, que é disponibilizado via "youtube" e sem custo algum. São várias aulas de ótimos professores e que vale a pena conferir.

Acima de tudo tenham fé em Deus e em vocês mesmo. Nesse momento, você está concorrendo com seu stress, sua ansiedade, seus medos e aflições. Não se deixe abater. Vocês estudou e muito. Precisa apenas ter a serenidade necessária para não deixar que as emoções o atrapalhem.

E se não for dessa vez calma! Volte algumas casas, reúna seus livros, sua fé e força e recomece. Deus nunca nos desampara. Ele apenas trabalha dentro de seu tempo e não no nosso!

Força, foco e fé! Vocês vão conseguir. Acreditem!

Uma semana iluminada a todos!!

Prof. Cíntia Portes 



Nenhum comentário:

Postar um comentário